Círculo máximo

Na Geometria Euclidiana, o caminho mais curto entre dois pontos é o segmento de recta determinado por eles. Na esfera, o caminho mais curto entre dois pontos é dado por um arco de circunferência obtida intersectando a esfera com um plano contendo o seu centro. Essa circunferência é usualmente designada por círculo máximo.

Uma circunferência, na esfera, pode ser obtida intersectando a esfera com um plano. Quando o plano contém o centro da esfera obtém-se um círculo máximo. A circunferência verde é um círculo máximo, mas a circunferência cor-de-laranja não é um círculo máximo.

A linha do Equador é um círculo máximo e os meridianos são semi-círculos máximos. Os paralelos (ou paralelos geográficos) são círculos menores paralelos à linha do Equador, sendo o Equador o único paralelo que é simultaneamente um círculo máximo.

Na esfera, os círculos máximos assumem o papel análogo ao das rectas da Geometria Euclidiana e os arcos menores de círculo máximo assumem o papel análogo ao dos segmentos de recta. Desta forma, na esfera, a distância entre dois pontos determina-se calculando o comprimento do menor arco de círculo máximo definido pelos dois pontos.