Consideremos um vértice de um cubo e os pontos médios das arestas que passam nesse vértice. Consideremos a pirâmide (a verde na figura ao lado) que tem como vértices os 4 pontos indicados.

Se repetirmos o processo anteriormente indicado para todos os vértices do cubo, construímos um total de oito pirâmides (a verde na imagem).
E, se "retiramos" do cubo, as 8 pirâmides assim construídas, obtemos um novo poliedro: um cuboctaedro.

Cuboctaedro


Observando este poliedro, torna-se claro que, embora as faces sejam diferentes entre si, estamos perante um poliedro com bastante "regularidade". Com efeito, ele satisfaz duas propriedades importantes:

  1. as faces são todas polígonos regulares, embora não todas com o mesmo número de lados;
  2. para cada par de vértices, existe pelo menos uma simetria do poliedro que leva um dos vértices no outro.

Os poliedros que satisfazem estas duas propriedades designam-se poliedros uniformes.


Para além do cuboctaedro, que outros poliedros uniformes existem?

Uma maneira fácil de contruir poliedros uniformes é criar prismas retos cujas bases são polígonos regulares e cujas faces laterais são quadrados. E, transformando os prismas em anti-prismas, com triângulos equiláteros como faces laterais, obtemos uma outra classe de poliedros uniformes:


Do que vimos, concluímos que, ao contrário dos sólidos Platónicos, a classe dos poliedros uniformes não é finita.

Dado que o cuboctaedro não é um prisma nem um anti-prisma, sabemos de antemão que existem outros poliedros uniformes para além dos prismas e anti-prismas referidos. Quais serão?

Experimente esta app para distinguir poliedros uniformes de não uniformes.


A app patente nesta secção integra um repositório online criado no âmbito do projeto ERASMUS+ Mathina no qual o Atractor participou: mathina.eu/pt