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Para perceber quais são as 48 simetrias do cubo, podemos começar por ver quais delas são rotações, identificando, antes de mais, quais são os possíveis eixos de rotação, ou seja, as rectas em torno das quais devemos rodar o cubo de modo a que seja enviado em si mesmo. Estas rectas podem ser de três tipos:


 
rectas que passam pelo centro de duas faces opostas.
As rotações em torno destas rectas de 1/4, 1/2 e 3/4 de volta são simetrias do cubo, assim como a rotação de 0 voltas, que corresponde à identidade. No cubo existem três rectas distintas deste tipo e, por isso, podemos identificar 10 simetrias.
rectas que passam pelos pontos médios de duas arestas opostas.
As rotações em torno destas rectas, que fixam o cubo (para além da identidade) são apenas as de meia volta; as rectas deste tipo são seis, pelo que encontramos mais seis simetrias do cubo.
rectas que passam por dois vértices opostos.
Neste último caso, o cubo pode ser rodado de 1/3 ou 2/3 de volta; existem quatro pares de vértices opostos e, por isso, mais oito simetrias de rotação.