Notas finais
O gráfico de barras da figura 14 permite comparar as frequências com que aparecem, entre os dados obtidos até Setembro de 2018 e tratados para Ovar, os diferentes tipos de simetria, desde o mais frequente (*442 ou p4m) com 38.8% até outro (22x ou pgg) com 0%. Na coluna mais à esquerda estão indicados os 5.1% que foram classificados sem simetria. A figura representa o gráfico no momento em que se clicava na barra correspondente a *2222 (ou pmm).
Como nota final, vejamos exemplos de casos classificados como sem simetria. Um dos primeiros encontrados foi o da figura 15, que mostra o azulejo e uma fotografia da fachada. O azulejo não tem simetria de rotação e é por isso importante o modo como ele é colocado, se se quiser produzir um padrão. Ora uma análise cuidada da fotografia mostra que o assentamento do azulejo foi aparentemente aleatório, encontrando-se a mesma região do azulejo virada para cima, baixo, direita ou esquerda sem qualquer regra identificável. Em particular, também não foram identificadas translações que respeitem o modo de assentamento do azulejo.
Outros problemas do mesmo tipo surgem, não surpreendentemente, com azulejos como os representados na figura 16. O desenho muito irregular levanta logo a questão de saber se ele varia de azulejo para azulejo. A resposta é negativa, portanto, havendo cuidado no assentamento, é possível criar padrões com vários tipos de simetria, embora essa simetria seja muito mais difícil de identificar visualmente. Mas, na verdade, nos exemplos analisados não se verificou nenhuma preocupação no assentamento, o que aliás é mais compreensível com imagens deste tipo.
Finalmente, há outro tipo diferente de zonas sem simetria: aquelas em que os azulejos são todos intencionalmente diferentes. Um muito frequente, representado na figura 17, é o formado por azulejos com um rectângulo claro para o qual aparentemente foram enviados chapiscos coloridos, diferentes de azulejo para azulejo. Como essas diferenças entre os azulejos foram intencionais e não devidas a imperfeição no desenho, as zonas das fachadas foram classificadas como sem simetria: não há nenhuma translação (diferente da identidade) que não altere o aspecto da zona em questão.
O Atractor tem a intenção de, após a conclusão do tratamento dos dados existentes para Ovar, acrescentar algum material introdutório que facilite o eventual uso por alunos de escolas da região e de sugerir alguns roteiros comentados que possam ser utilizados por visitantes com interesses culturais.