Matemática dos azulejos?
À partida, o título Matemática dos Azulejos poderia levantar a questão de saber se a análise matemática "dos azulejos" foca cada azulejo individualmente ou o resultado da forma como o assentamento dos azulejos é feito numa certa zona da fachada de uma casa. Por exemplo, consideremos o azulejo1 representado na figura 1, formado por um V; esse azulejo, individualmente, tem uma reflexão vertical, com eixo exactamente a meio.
Mas podemos imaginar diversas formas de disposição, por exemplo as representadas nas três imagens da figura 2.
Nos três casos há simetrias de reflexão de eixos verticais passando pelo vértice do V de cada azulejo, reflexões essas provenientes da simetria existente no próprio azulejo. No segundo caso são as únicas e nos outros dois há também simetrias de reflexão com eixos verticais passando pelas junções verticais dos azulejos; no terceiro caso há ainda reflexões de eixos horizontais passando pelas junções horizontais. Nos três casos há rotações de meia-volta cujos centros são: i) no primeiro, para cada V, os meios dos seus dois segmentos e as suas projecções no lado do azulejo que contém o vértice do V; ii) no segundo, os quatro vértices de cada azulejo e os meios dos seus lados verticais; iii) no terceiro, os meios dos lados dos V (além das que resultam das reflexões).
Seria ilusório pensar que, extrapolando o que é afirmado no início do parágrafo anterior, poderíamos afirmar que a simetria de reflexão do azulejo V dá necessariamente lugar a uma simetria de reflexão do padrão que o utiliza.
No Furadouro foi encontrada uma casa com este azulejo, mas disposto de uma forma que não conduz a nenhuma simetria de reflexão: ver na figura 3 uma imagem com essa casa e uma zona da sua fachada principal2.
Relativamente à pergunta inicial, podemos afirmar que o que procuramos é a simetria do padrão e não a simetria eventualmente existente no azulejo.
Notas:
- A segunda imagem da figura 3, em baixo à direita, representa uma Zona GeCla3. Clicando nessa imagem, poderá importá-la e utilizá-la com o GeCla para receber ajuda ao procurar as simetrias e o tipo de simetria do padrão correspondente. Estas funcionalidades estão disponíveis para todos os padrões e todos os frisos de todas as casas com azulejos, e há casas que apresentam, entre padrões e frisos, um total de cinco diferentes.
- A figura 4 representa: i) um mapa, obtido por um utilizador que escolheu um círculo (centro e raio) e alguns tipos de simetria, para localizar as casas nesse círculo com azulejos desses tipos de simetria; ii) o carimbo correspondente ao azulejo da casa clicada, numa fase da animação que o mostra a carimbar o friso.
1 Salvo menção em contrário, os azulejos, zonas e casas representados referem-se a Ovar (incluindo o Furadouro).
2 O padrão tem reflexões deslizantes e grupo de simetria xx (pg), tendo sido encontradas até agora, entre mais de 700 casas já tratadas, só mais três com padrões desse grupo, curiosamente todas elas no Furadouro. Uma é contígua à representada na figura 3 e as três usam um mesmo azulejo com forma semelhante ao dessa figura, sendo o assentamento exactamente do mesmo tipo.
3 GeCla é um programa criado e distribuído gratuitamente pelo Atractor e que permite: i) produzir padrões e frisos de qualquer tipo de simetria a partir de um motivo desenhado pelo utilizador, ou contido numa imagem; ii) classificar um padrão ou friso, facilitando a pesquisa de todas as suas simetrias.
Este texto é uma versão ligeiramente modificada do seguinte artigo publicado pelo Atractor na Gazeta de Matemática