Um Exemplo Explicado
Apresenta-se aqui um exemplo de um teste no intuito de explicar os pontos essenciais da preparação do texto a submeter ao tradutor.
Texto corrido
Se o texto tiver apenas letras, algarismos e os sinais de pontuação habituais não é necessária qualquer notação especial. A seguinte pergunta
Numa escola 254 alunos vão fazer uma visita de estudo. As camionetas disponíveis para o transporte têm 45 lugares cada uma. Quantas camionetas são necessárias? Explica o teu raciocínio.
pode ser dada directamente nesta forma ao tradutor.
Espaços e mudanças de linha
Sequências de espaços em branco e/ou caracteres de tabulação são tratadas como um único espaço em branco, o mesmo acontecendo com mudanças de linha isoladas. Duas ou mais mudanças de linha seguidas indicam início de novo parágrafo. No contexto de expressões matemáticas estes caracteres são normalmente ignorados, como veremos.
A pergunta anterior poderá ser dada tanto assim
Numa escola 254 alunos vão fazer uma visita de estudo.
As camionetas disponíveis para o transporte têm
45 lugares cada uma.
Quantas camionetas são necessárias?
Explica o teu raciocínio.
como com mais ou menos espaços e mudanças de linha (desde que não seguidas) que não haverá qualquer efeito sobre a formatação.
Parágrafos
Para separarmos duas perguntas ou alíneas poderemos usar uma ou mais linhas em branco, significando uma mudança de parágrafo:
Dados os números 15, 27, 30, 38, 46, 120, 500. Indica os que são:
a) Divisíveis por 2
b) Divisíveis por 10
c) Divisíveis por 2 e por 5
Caracteres especiais
Há alguns caracteres que precisam de um tratamento especial. Os mais usados são:
%
, início de comentário: este caracter e todos os que se seguem até ao fim da linha são ignorados;$
, marca de início/fim de uma fórmula matemática;_
, denota um índice numa fórmula matemática;{
e}
: as chavetas são usadas para iniciar e terminar o argumento de um comando ou uma parte de texto designada por ambiente (usa-se, por exemplo, em partes para as quais se pretende um formato especial, como itálico);\
, usado para iniciar o nome da maior parte dos comandos.
Para os obter no texto final basta fazê-los preceder de um \
(por exemplo, para obter %
, usar \%
), sendo excepção
o próprio \
para o qual se
usa $\backslash$
.
Assim, se a pergunta for
Representa em extensão {divisores de 15} =
é necessário escrever
Representa em extensão \{divisores de 15\} =
Comandos
O tradutor usa comandos, com ou sem argumentos, para
vários fins, entre os quais denotar símbolos ou
sinais gráficos (por exemplo, letras gregas, ou o traço de fracção),
produzir mudanças de estilo do texto (como itálico),
ou controlar a formatação. Os nomes dos comandos são na sua
maioria formados por um \
seguido apenas por letras, em geral
minúsculas. Os comandos podem ter argumentos, cada um dos quais é
escrito entre chavetas, como, por exemplo em \frac{12}{5}
.
O tradutor simula a existência de alguns comandos especiais para obter certos símbolos em Braille que não é possível produzir directamente com o teclado, pelo menos nalguns sistemas de operação ou suas configurações. Por exemplo, para traduzir
A Joana comprou um frango de 1,200Kg e 0,750Kg de costeletas de porco, estando o quilograma do porco a 2,10€ e o quilograma do frango a 4,20€.
o símbolo do euro é codificado por um comando:
A Joana comprou um frango de 1,200Kg e 0,750Kg de costeletas de
porco, estando o quilograma do porco a 2,10\euro{}
e o
quilograma do frango a 4,20\euro
.
Se o seu teclado permite produzir este símbolo, o tradutor deverá aceitá-lo: experimente!
Notar que o comando \euro
não tem argumentos, mas a forma
\euro{}
permite
- terminar o nome do comando sem que os espaços seguintes desapareçam, pois, sem as chavetas, o tradutor ignora-os
- indicar onde termina o nome do comando se a seguir aparecer uma letra.
Expressões matemáticas
Para se obterem expressões matemáticas cuja translineação siga as
regras do Braille é necessário indicar ao tradutor onde se inicia e
onde termina a expressão. Como referido na lista dos
caracteres especiais acima, o $
marca o início e o fim de um
ambiente matemático e como tal será aqui usado.
O tradutor aceita vários comandos que produzem símbolos especiais, entre os quais alguns sinais de operação que não fazem parte dos caracteres disponíveis em todos os teclados dos computadores.
Por exemplo, para obter uma tradução de
O que representa a expressão numérica 1,200×2,10+0,750×4,20?
escrever-se-á um ambiente matemático, delimitado por $
, com o
comando \times
que gera o sinal tradicional de produto
O que representa a expressão numérica $
1,200\times
2,10+0,750\times
4,20$
?
Mais uma vez, pode acontecer que seja possível produzir este símbolo com o seu teclado. No entanto, para símbolos como o de raiz quadrada vai ser necessário recorrer a comandos.
Poder-se-ia pensar que uma alternativa ao texto acima poderia ser
O que representa a expressão numérica
1,200$\times$
2,10+0,750$\times$
4,20?
mas o resultado da tradução será diferente (note-se os espaços antes
de 2,10
e 4,20
) e pode inclusivamente ter uma
translineação errada. Isto porque, primeiro, os espaços e mudanças de
linha são ignorados nos ambientes matemáticos, mas não fora deles, e,
segundo, as regras em Braille para mudança de linha são diferentes
para expressões e para texto.
Portanto, é absolutamente necessário que cada expressão esteja totalmento dentro de um ambiente matemático, mesmo (e principalmente!) quando os símbolos matemáticos usados se podem confundir com sinais de pontuação habituais. Por exemplo, o hífen e o sinal menos só podem ser distinguidos dessa forma.
Espaços em expressões
Como já referido, os caracteres brancos em expressões são normalmente
ignorados pelo tradutor. A única excepção é quando separam o nome de
um comando de um qualquer caracter que poderia ser tomado como fazendo
parte do nome. Por exemplo, para obter a×b é preciso
escrever $a\times b$
porque $a\timesb$
seria
interpretado como um a seguido do comando \timesb
(que
não está pré-definido).
Isto levanta problemas com situações como as seguintes: $12 345$
e $a b$
. O tradutor termina o processamento com erro nestas
situações, isto é, sempre que em expressões encontra caracteres
brancos entre algarismos ou letras. Uma excepção é espaços entre
letras se a primeira sequência de letras for o nome de um comando (por
exemplo, como em $\times a$
).
Por outro lado, aceita dois comandos para permitir espaços entre algarismos em duas situações diferentes:
- se se pretende separar dois números distintos por um espaço em
branco deve-se usar o comando
\sepnum
; por exemplo,$12\sepnum34$
em vez de$12 34$
- ao separar grupos de algarismos do mesmo número (milhares,
milhões, etc.) deve-se usar o comando
\sepmil
e não espaços (dão erro) ou pontos (confundem-se com os pontos finais cuja representação em Braille é diferente).
Por exemplo, para obter
Em português pode-se escrever mil e vinte e quatro assim
1.024, ou assim 1 024. E também se usa espaços para números
com parte fraccionária, como 2 3/4
o que deverá ser dado ao tradutor é
Em português pode-se escrever mil e vinte e quatro assim
$1\sepmil024$
, ou assim $1\sepmil024$
. E também se usa
espaços para números com parte fraccionária, como
$2\sepnum\frac{3}{4}$
.
Notar também que estas notações para números devem aparecer dentro de
uma expressão seja para evitar erros na tradução, ou porque
há comandos, como o comando \frac
(que denota uma fracção), que
só estão definidos nesse ambiente.
Aproveitando este exemplo, refira-se que o tradutor só gera a notação
especial em Braille para fracções numéricas se for usado o comando
\frac
.
Estilo
Enquanto que os textos em tinta podem ter vários estilos, como itálico ou negrito, no Braille é apenas possível dar uma indicação de texto em estilo diferente do normal, o que não é aplicável a expressões. Por isso, o tradutor converte todas as mudanças de estilo em texto alternando entre os dois modos possíveis em Braille, e ignora aquelas que apareçam em ambientes matemáticos.
Para se obter
Considera uma tabela com colunas para Potência, Base, Expoente.
aconselha-se o uso de
Considera uma tabela com colunas para {\em
Potência}
, {\em
Base}
, {\em
Expoente}
.
ou em alternativa
Considera uma tabela com colunas para
\textemph{
Potência}
, \textemph{
Base}
,
\textemph{
Expoente}
.
O exemplo completo
Com o que ficou dito atrás e mais umas poucas explicações poder-se-á compreender como obter em Braille um teste (que foi realmente usado numa Escola), usando o tradutor. Serão apresentadas partes do teste seguidas da forma como devem ser dadas ao tradutor, se for usada qualquer notação especial.
1. A Joana comprou um frango de 1,200Kg e 0,750Kg de costeletas de porco, estando o quilograma do porco a 2,10€ e o quilograma do frango a 4,20€.
1.1. O que representa a expressão numérica 1,200×2,10+0,750×4,20?
1.2. Quanto pagou?
1. A Joana comprou um frango de 1,200Kg e 0,750Kg de costeletas de porco, estando o quilograma do porco a 2,10\euro{} e o quilograma do frango a 4,20\euro. 1.1. O que representa a expressão numérica $1,200\times 2,10+0,750\times 4,20$? 1.2. Quanto pagou?
Em alternativa, supondo que se dispõe de um teclado que produz os símbolos do euro e da multiplicação poder-se-ia dar como entrada o seguinte (comparar com o texto pretendido):
1. A Joana comprou um frango de 1,200Kg e 0,750Kg de costeletas de porco, estando o quilograma do porco a 2,10€ e o quilograma do frango a 4,20€. 1.1. O que representa a expressão numérica $1,200×2,10+ 0,750×4,20$? 1.2. Quanto pagou?
O tradutor foi pensado para português e trata as
vírgulas em números
como separando a parte inteira do resto do número. O comando
\sepmil
tem de ser usado como separador dos algarimos dos
milhares, etc., produzindo os correspondentes caracteres em Braille; a
utilização de ponto para esse fim dará traduções erradas (por ser
tratado como sinal de pontuação) e um espaço faz com que o tradutor
pare com erro.
2. Um camião, que vazio pesa 2150Kg, foi carregado com 59 caixas de 45Kg cada uma. Poderá este camião atravessar uma ponte cuja circulação só é permitida a veículos com menos de 5 toneladas?
3. Considera uma tabela com colunas para Potência, Base, Expoente, Leitura e Cálculo. Completa a tabela nas células indicadas com reticências (...).
A primeira linha tem a potência 73, base ..., expoente ..., leitura ..., e cálculo 7×7×7 = 49×7 = 343
A segunda linha tem as células de potência, base, expoente e cálculo com reticências, e a de leitura com Sete décimas ao quadrado.
3. Considera uma tabela com colunas para {\em Potência}, {\em Base}, {\em Expoente}, {\em Leitura} e {\em Cálculo}. Completa a tabela nas células indicadas com reticências (...). A primeira linha tem a potência $7^3$, base ..., expoente ..., leitura ..., e cálculo $7\times 7\times 7 = 49\times 7 = 343$ A segunda linha tem as células de potência, base, expoente e cálculo com reticências, e a de leitura com {\em Sete décimas ao quadrado}.
4. As laranjas estão em promoção! Na Frutaria Pomar 5Kg estão a 2,30€, na Lusa 4Kg estão a 1,92€, e na Nova 3Kg estão a 1,41€. Em qual das frutarias fica mais barato o quilo de laranjas?
4. As laranjas estão em promoção! Na Frutaria Pomar 5Kg estão a 2,30\euro, na Lusa 4Kg estão a 1,92\euro, e na Nova 3Kg estão a 1,41\euro. Em qual das frutarias fica mais barato o quilo de laranjas?
5. Numa escola 254 alunos vão fazer uma visita de estudo. As camionetas disponíveis para o transporte têm 45 lugares cada uma. Quantas camionetas são necessárias? Explica o teu raciocínio.
6. Representa em extensão {divisores de 15} =
6. Representa em extensão \{divisores de 15\} =
Como já visto acima, as chavetas têm de ser precedidas
de \
.
7. Dados os números 15, 27, 30, 38, 46, 120, 500. Indica os que são:
Divisíveis por 2
Divisíveis por 10
Divisíveis por 2 e por 5
8. Completa:
360:... = 36
... : 1000 = 6,5
7,03:... = 70,3
0.47:... = 47
8. Completa: $360:... = 36$ $... : 1000 = 6,5$ $7,03:... = 70,3$ $0.47:... = 47$
Estas expressões têm de aparecer dentro de ambientes matemáticos, ou
então o operador de divisão :
iria ser incorrectamente
traduzido para o sinal de pontuação :
, cuja representação em
Braille é diferente.
A propósito, não se pode usar :
com o significado de tal
que, quando se descrevem conjuntos por compreensão, pois a
representação Braille não é a mesma. Para esse fim o tradutor aceita o
comando \talque
. Mais pormenores na descrição sobre
notações para
conjuntos.
9. O Sr. Abreu distribuiu 52€ pelos 4 netos. O mais velho já tinha, no seu mealheiro, 3€.
9.1. O que representa a expressão 3+52:4?
9.2. Calcula a quantia que o mais velho tem agora.
10. Calcula o valor das expressões:
10.1. 6-6:(23-3×7)
10.2. (0,4×5+6)×2-32
9. O Sr. Abreu distribuiu 52\euro{} pelos 4 netos. O mais velho já tinha, no seu mealheiro, 3\euro. 9.1. O que representa a expressão $3+52:4$? 9.2. Calcula a quantia que o mais velho tem agora. 10. Calcula o valor das expressões: 10.1. $6-6:(23-3\times 7)$ 10.2. $(0,4\times 5+6)\times 2-3^2$
O exemplo completo pode ser copiado daqui e submetido ao tradutor.