Um Exemplo Explicado

Apresenta-se aqui um exemplo de um teste no intuito de explicar os pontos essenciais da preparação do texto a submeter ao tradutor.

Texto corrido

Se o texto tiver apenas letras, algarismos e os sinais de pontuação habituais não é necessária qualquer notação especial. A seguinte pergunta

Numa escola 254 alunos vão fazer uma visita de estudo. As camionetas disponíveis para o transporte têm 45 lugares cada uma. Quantas camionetas são necessárias? Explica o teu raciocínio.

pode ser dada directamente nesta forma ao tradutor.

Espaços e mudanças de linha

Sequências de espaços em branco e/ou caracteres de tabulação são tratadas como um único espaço em branco, o mesmo acontecendo com mudanças de linha isoladas. Duas ou mais mudanças de linha seguidas indicam início de novo parágrafo. No contexto de expressões matemáticas estes caracteres são normalmente ignorados, como veremos.

A pergunta anterior poderá ser dada tanto assim

Numa escola    254 alunos vão fazer    uma visita de estudo.
As camionetas    disponíveis para o transporte têm
  45 lugares cada uma.
Quantas camionetas são necessárias?
Explica o teu raciocínio.

como com mais ou menos espaços e mudanças de linha (desde que não seguidas) que não haverá qualquer efeito sobre a formatação.

Parágrafos

Para separarmos duas perguntas ou alíneas poderemos usar uma ou mais linhas em branco, significando uma mudança de parágrafo:

Dados os números 15, 27, 30, 38, 46, 120, 500. Indica os que são:

a) Divisíveis por 2

b) Divisíveis por 10

c) Divisíveis por 2 e por 5

Caracteres especiais

Há alguns caracteres que precisam de um tratamento especial. Os mais usados são:

Para os obter no texto final basta fazê-los preceder de um \ (por exemplo, para obter %, usar \%), sendo excepção o próprio \ para o qual se usa $\backslash$.

Assim, se a pergunta for

Representa em extensão {divisores de 15} =

é necessário escrever

Representa em extensão \{divisores de 15\} =

Comandos

O tradutor usa comandos, com ou sem argumentos, para vários fins, entre os quais denotar símbolos ou sinais gráficos (por exemplo, letras gregas, ou o traço de fracção), produzir mudanças de estilo do texto (como itálico), ou controlar a formatação. Os nomes dos comandos são na sua maioria formados por um \ seguido apenas por letras, em geral minúsculas. Os comandos podem ter argumentos, cada um dos quais é escrito entre chavetas, como, por exemplo em \frac{12}{5}.

O tradutor simula a existência de alguns comandos especiais para obter certos símbolos em Braille que não é possível produzir directamente com o teclado, pelo menos nalguns sistemas de operação ou suas configurações. Por exemplo, para traduzir

A Joana comprou um frango de 1,200Kg e 0,750Kg de costeletas de porco, estando o quilograma do porco a 2,10€ e o quilograma do frango a 4,20€.

o símbolo do euro é codificado por um comando:

A Joana comprou um frango de 1,200Kg e 0,750Kg de costeletas de porco, estando o quilograma do porco a 2,10\euro{} e o quilograma do frango a 4,20\euro.

Se o seu teclado permite produzir este símbolo, o tradutor deverá aceitá-lo: experimente!

Notar que o comando \euro não tem argumentos, mas a forma \euro{} permite

Expressões matemáticas

Para se obterem expressões matemáticas cuja translineação siga as regras do Braille é necessário indicar ao tradutor onde se inicia e onde termina a expressão. Como referido na lista dos caracteres especiais acima, o $ marca o início e o fim de um ambiente matemático e como tal será aqui usado.

O tradutor aceita vários comandos que produzem símbolos especiais, entre os quais alguns sinais de operação que não fazem parte dos caracteres disponíveis em todos os teclados dos computadores.

Por exemplo, para obter uma tradução de

O que representa a expressão numérica 1,200×2,10+0,750×4,20?

escrever-se-á um ambiente matemático, delimitado por $, com o comando \times que gera o sinal tradicional de produto

O que representa a expressão numérica $1,200\times 2,10+0,750\times 4,20$?

Mais uma vez, pode acontecer que seja possível produzir este símbolo com o seu teclado. No entanto, para símbolos como o de raiz quadrada vai ser necessário recorrer a comandos.

Poder-se-ia pensar que uma alternativa ao texto acima poderia ser

O que representa a expressão numérica 1,200$\times$ 2,10+0,750$\times$ 4,20?

mas o resultado da tradução será diferente (note-se os espaços antes de 2,10 e 4,20) e pode inclusivamente ter uma translineação errada. Isto porque, primeiro, os espaços e mudanças de linha são ignorados nos ambientes matemáticos, mas não fora deles, e, segundo, as regras em Braille para mudança de linha são diferentes para expressões e para texto.

Portanto, é absolutamente necessário que cada expressão esteja totalmento dentro de um ambiente matemático, mesmo (e principalmente!) quando os símbolos matemáticos usados se podem confundir com sinais de pontuação habituais. Por exemplo, o hífen e o sinal menos só podem ser distinguidos dessa forma.

Espaços em expressões

Como já referido, os caracteres brancos em expressões são normalmente ignorados pelo tradutor. A única excepção é quando separam o nome de um comando de um qualquer caracter que poderia ser tomado como fazendo parte do nome. Por exemplo, para obter a×b é preciso escrever $a\times b$ porque $a\timesb$ seria interpretado como um a seguido do comando \timesb (que não está pré-definido).

Isto levanta problemas com situações como as seguintes: $12 345$ e $a b$. O tradutor termina o processamento com erro nestas situações, isto é, sempre que em expressões encontra caracteres brancos entre algarismos ou letras. Uma excepção é espaços entre letras se a primeira sequência de letras for o nome de um comando (por exemplo, como em $\times a$).

Por outro lado, aceita dois comandos para permitir espaços entre algarismos em duas situações diferentes:

Por exemplo, para obter

Em português pode-se escrever mil e vinte e quatro assim 1.024, ou assim 1 024. E também se usa espaços para números com parte fraccionária, como 2 3/4

o que deverá ser dado ao tradutor é

Em português pode-se escrever mil e vinte e quatro assim $1\sepmil024$, ou assim $1\sepmil024$. E também se usa espaços para números com parte fraccionária, como $2\sepnum\frac{3}{4}$.

Notar também que estas notações para números devem aparecer dentro de uma expressão seja para evitar erros na tradução, ou porque há comandos, como o comando \frac (que denota uma fracção), que só estão definidos nesse ambiente.

Aproveitando este exemplo, refira-se que o tradutor só gera a notação especial em Braille para fracções numéricas se for usado o comando \frac.

Estilo

Enquanto que os textos em tinta podem ter vários estilos, como itálico ou negrito, no Braille é apenas possível dar uma indicação de texto em estilo diferente do normal, o que não é aplicável a expressões. Por isso, o tradutor converte todas as mudanças de estilo em texto alternando entre os dois modos possíveis em Braille, e ignora aquelas que apareçam em ambientes matemáticos.

Para se obter

Considera uma tabela com colunas para Potência, Base, Expoente.

aconselha-se o uso de

Considera uma tabela com colunas para {\em Potência}, {\em Base}, {\em Expoente}.

ou em alternativa

Considera uma tabela com colunas para \textemph{Potência}, \textemph{Base}, \textemph{Expoente}.

O exemplo completo

Com o que ficou dito atrás e mais umas poucas explicações poder-se-á compreender como obter em Braille um teste (que foi realmente usado numa Escola), usando o tradutor. Serão apresentadas partes do teste seguidas da forma como devem ser dadas ao tradutor, se for usada qualquer notação especial.

1. A Joana comprou um frango de 1,200Kg e 0,750Kg de costeletas de porco, estando o quilograma do porco a 2,10€ e o quilograma do frango a 4,20€.

1.1. O que representa a expressão numérica 1,200×2,10+0,750×4,20?

1.2. Quanto pagou?

1. A Joana comprou um frango de 1,200Kg e 0,750Kg de costeletas de
porco, estando o quilograma do porco a 2,10\euro{} e o quilograma do
frango a 4,20\euro.

1.1. O que representa a expressão numérica $1,200\times
2,10+0,750\times 4,20$?

1.2. Quanto pagou?

Em alternativa, supondo que se dispõe de um teclado que produz os símbolos do euro e da multiplicação poder-se-ia dar como entrada o seguinte (comparar com o texto pretendido):

1. A Joana comprou um frango de 1,200Kg e 0,750Kg de costeletas de
porco, estando o quilograma do porco a 2,10€ e o quilograma do
frango a 4,20€.

1.1. O que representa a expressão numérica $1,200×2,10+
0,750×4,20$?

1.2. Quanto pagou?

O tradutor foi pensado para português e trata as vírgulas em números como separando a parte inteira do resto do número. O comando \sepmil tem de ser usado como separador dos algarimos dos milhares, etc., produzindo os correspondentes caracteres em Braille; a utilização de ponto para esse fim dará traduções erradas (por ser tratado como sinal de pontuação) e um espaço faz com que o tradutor pare com erro.

2. Um camião, que vazio pesa 2150Kg, foi carregado com 59 caixas de 45Kg cada uma. Poderá este camião atravessar uma ponte cuja circulação só é permitida a veículos com menos de 5 toneladas?

3. Considera uma tabela com colunas para Potência, Base, Expoente, Leitura e Cálculo. Completa a tabela nas células indicadas com reticências (...).

A primeira linha tem a potência 73, base ..., expoente ..., leitura ..., e cálculo 7×7×7 = 49×7 = 343

A segunda linha tem as células de potência, base, expoente e cálculo com reticências, e a de leitura com Sete décimas ao quadrado.

3. Considera uma tabela com colunas para {\em Potência}, {\em Base},
{\em Expoente}, {\em Leitura} e {\em Cálculo}. Completa a tabela nas
células indicadas com reticências (...).

A primeira linha tem a potência $7^3$, base ..., expoente ...,
leitura ..., e cálculo $7\times 7\times 7 = 49\times 7 = 343$

A segunda linha tem as células de potência, base, expoente e cálculo
com reticências, e a de leitura com {\em Sete décimas ao quadrado}.

4. As laranjas estão em promoção! Na Frutaria Pomar 5Kg estão a 2,30€, na Lusa 4Kg estão a 1,92€, e na Nova 3Kg estão a 1,41€. Em qual das frutarias fica mais barato o quilo de laranjas?

4. As laranjas estão em promoção! Na Frutaria Pomar 5Kg estão a
2,30\euro, na Lusa 4Kg estão a 1,92\euro, e na Nova 3Kg estão a 1,41\euro. 
Em qual das frutarias fica mais barato o quilo de laranjas?

5. Numa escola 254 alunos vão fazer uma visita de estudo. As camionetas disponíveis para o transporte têm 45 lugares cada uma. Quantas camionetas são necessárias? Explica o teu raciocínio.

6. Representa em extensão {divisores de 15} =

6. Representa em extensão \{divisores de 15\} =

Como já visto acima, as chavetas têm de ser precedidas de \.

7. Dados os números 15, 27, 30, 38, 46, 120, 500. Indica os que são:

Divisíveis por 2

Divisíveis por 10

Divisíveis por 2 e por 5

8. Completa:

360:... = 36

... : 1000 = 6,5

7,03:... = 70,3

0.47:... = 47

8. Completa:

$360:... = 36$

$... : 1000 = 6,5$

$7,03:... = 70,3$

$0.47:... = 47$

Estas expressões têm de aparecer dentro de ambientes matemáticos, ou então o operador de divisão : iria ser incorrectamente traduzido para o sinal de pontuação :, cuja representação em Braille é diferente.

A propósito, não se pode usar : com o significado de tal que, quando se descrevem conjuntos por compreensão, pois a representação Braille não é a mesma. Para esse fim o tradutor aceita o comando \talque. Mais pormenores na descrição sobre notações para conjuntos.

9. O Sr. Abreu distribuiu 52€ pelos 4 netos. O mais velho já tinha, no seu mealheiro, 3€.

9.1. O que representa a expressão 3+52:4?

9.2. Calcula a quantia que o mais velho tem agora.

10. Calcula o valor das expressões:

10.1. 6-6:(23-3×7)

10.2. (0,4×5+6)×2-32

9. O Sr. Abreu distribuiu 52\euro{} pelos 4 netos. O mais velho já
tinha, no seu mealheiro, 3\euro.

9.1. O que representa a expressão $3+52:4$?

9.2. Calcula a quantia que o mais velho tem agora.

10. Calcula o valor das expressões:

10.1. $6-6:(23-3\times 7)$

10.2. $(0,4\times 5+6)\times 2-3^2$

O exemplo completo pode ser copiado daqui e submetido ao tradutor.