1. A Joana comprou um frango de 1,200Kg e 0,750Kg de costeletas de porco, estando o quilograma do porco a 2,10\euro{} e o quilograma do frango a 4,20\euro. 1.1. O que representa a expressão numérica $1,200\times 2,10+0,750\times 4,20$? 1.2. Quanto pagou? 2. Um camião, que vazio pesa 2150Kg, foi carregado com 59 caixas de 45Kg cada uma. Poderá este camião atravessar uma ponte cuja circulação só é permitida a veículos com menos de 5 toneladas? 3. Considera uma tabela com colunas para {\em Potência}, {\em Base}, {\em Expoente}, {\em Leitura} e {\em Cálculo}. Completa a tabela nas células indicadas com reticências (\ldots). A primeira linha tem a potência $7^3$, base \ldots, expoente \ldots, leitura \ldots, e cálculo $7\times 7\times 7 = 49\times 7 = 343$ A segunda linha tem as células de potência, base, expoente e cálculo com reticências, e a de leitura com {\em Sete décimas ao quadrado}. 4. As laranjas estão em promoção! Na Frutaria Pomar 5Kg estão a 2,30\euro, na Lusa 4Kg estão a 1,92\euro, e na Nova 3Kg estão a 1,41\euro. Em qual das frutarias fica mais barato o quilo de laranjas? 5. Numa escola 254 alunos vão fazer uma visita de estudo. As camionetas disponíveis para o transporte têm 45 lugares cada uma. Quantas camionetas são necessárias? Explica o teu raciocínio. 6. Representa em extensão \{divisores de 15\} = 7. Dados os números 15, 27, 30, 38, 46, 120, 500. Indica os que são: Divisíveis por 2 Divisíveis por 10 Divisíveis por 2 e por 5 8. Completa: $360:\ldots{} = 36$ $\ldots{} : 1000 = 6,5$ $7,03:\ldots{} = 70,3$ $0.47:\ldots{} = 47$ 9. O Sr. Abreu distribuiu 52\euro{} pelos 4 netos. O mais velho já tinha, no seu mealheiro, 3\euro. 9.1. O que representa a expressão $3+52:4$? 9.2. Calcula a quantia que o mais velho tem agora. 10. Calcula o valor das expressões: 10.1. $6-6:(23-3\times 7)$ 10.2. $(0,4\times 5+6)\times 2-3^2$