Introdução
Imagine-se um navegador da época dos Descobrimentos que pretende viajar de Portugal ao Brasil. Como é que poderá fazer essa viagem utilizando como instrumento de navegação uma simples bússola?
Uma forma de realizar tal viagem é fixar um ângulo com os meridianos e viajar mantendo sempre esse ângulo constante, com a ajuda da bússola*. Mas qual deverá ser o ângulo? E será esse o único ângulo possível? Será que esse trajecto corresponde ao caminho mais curto entre os pontos de origem e destino? E se, depois de chegar ao destino, continuasse a sua viagem mantendo o ângulo constante, será que voltaria ao ponto de partida?
Usando a seguinte aplicação interactiva, pode fazer uma simulação de tal viagem e procurar respostas para as questões anteriores.
- Na Terra**, estão assinalados os pontos \(A\) e \(B\). Para tornar o ponto \(A\) ou \(B\) móvel/fixo, carregue no botão direito do rato e, enquanto o pressiona, na tecla \(A\) ou \(B\), respectivamente. Depois largue ambos.
- A amarelo é apresentado um arco de uma curva que faz sempre o mesmo ângulo com os meridianos que intersecta. Pode variar esse ângulo usando o respectivo cursor.
- Encontre um ângulo de forma a que os extremos do arco amarelo sejam \(A\) e \(B\). Existirá um único ângulo nessas condições?
- Seleccionando a opção Solução, é apresentado o arco \(AB\) (a vermelho) que faz sempre o mesmo ângulo com os meridianos. O arco apresentado tem o menor comprimento possível nestas condições.
No final, pode consultar uma solução do problema tendo em consideração a diferença entre os pólos magnéticos e geográficos.
**Neste trabalho, considera-se um modelo esférico do planeta Terra.
http://wolfram.com/cdf-player
(*) Este trabalho foi realizado sob a orientação do Professor Samuel Lopes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, no âmbito de uma bolsa atribuída pela Fundação para a Ciência e Tecnologia para desenvolver um projecto de divulgação de Matemática no Atractor.
Nível de dificuldade: Secundário, Superior