Matemática do disfarce
As anamorfoses são representações distorcidas de imagens num plano ou noutra superfície que, quando observadas de um ponto de vista não convencional, ou reflectidas por um espelho curvo, aparecem com proporções correctas e identificáveis.
Um tipo de anamorfose está associado à reflexão em espelhos curvos, por exemplo, cilíndricos ou cónicos. A Figura 1 é um exemplo de uma anamorfose cilíndrica e as Figuras 2 e 3 representam esquematicamente uma anamorfose cilíndrica e outra cónica.
O Atractor desenvolveu um módulo interactivo para construir anamorfoses cilíndricas em tempo real. Um programa especialmente elaborado para o efeito permite que, usando um rato e um editor de imagem incorporado, o utilizador faça um desenho num ecrã vertical. Ao mesmo tempo, esse desenho é traduzido pelo programa numa anamorfose que vai sendo desenhada num outro ecrã (horizontal), onde está apoiado um cilindro reflector de eixo vertical.
No artigo "A Matemática do disfarce", na coluna regular do Atractor da revista Gazeta de Matemática, da SPM, poderá encontrar mais informação sobre o tema das anamorfoses.
Uma versão moderna das técnicas para produzir anamorfoses é o Quarto de Ames (Fig 2). Um tal quarto esteve patente na exposição Matemática Viva.