O corredor de entrada para o Quarto de Ames, uma das entradas para o recinto principal da Exposição:
Se entrar pelo corredor, e virar à esquerda, circundando uma espécie de «quarto» de formas esquisitas, poderá espreitar por um orifício existente ao fundo e por ele observar outras pessoas que entretanto tenham entrado no quarto. É essencial, quando «espreita», que haja alguem dentro do «quarto», de preferência deslocando-se junto à parede que tem duas janelas. O ideal é que alternadamene algumas pessoas espreitem pelo tal orifício enquanto outras estão dentro. Observará uma aparente distorção nos tamanhos relativos das pessoas:
Se alguma das pessoas se estiver a deslocar, haverá uma aparente variação do seu tamanho.
Porquê? Se reflectiu sobre a enorme anamorfose oblíqua,
no corredor de entrada, notou que há formas muito diferenes entre si,
que, de um determinado ponto de vista, são percebidas do mesmo modo.
(Isso tem a ver com o facto de uma visão monocular ter dificuldade em
distinguir todos os pontos que estão numa mesma semirecta partindo da
pupila.) De entre todas as formas possíveis, a pessoa é levada
inconscientemente a escolher aquela que mais parecida está com
aquilo que está habituada a encontrar. Neste caso concreto, o visitante
tende a ver um quarto normal (ver foto), mas o que lá está realmente
é um quarto com formas completamente diferentes. Isso percebe-se facilmente
de qualquer ponto de vista, excepto daquele onde está o orifício
de observação, que é precisamente de onde foi tirada a
fotografia. Percebida esta situação, não deve ser difícil
descobrir por que razão os tamanhos relativos das pessoas parecem tão
diferentes. Pense nisso durante a visita...
Até lá, entretenha-se vendo esta representação do
Quarto de Ames e note que, para um observador no ponto de confluência
dos segmentos a vermelho, há duas janelas que ele não pode distinguir:
uma no quarto «normal» representado a traço fino e outra
no quarto «real» enviezado. Como não as pode distinguir,
imaginará ver a janela ideal com formas «normais» e terá
dificuldade em ver a janela «real»: