O corredor de entrada para o Quarto de Ames, uma das entradas para o recinto principal da Exposição:

Se entrar pelo corredor, e virar à esquerda, circundando uma espécie de «quarto» de formas esquisitas, poderá espreitar por um orifício existente ao fundo e por ele observar outras pessoas que entretanto tenham entrado no quarto. É essencial, quando «espreita», que haja alguem dentro do «quarto», de preferência deslocando-se junto à parede que tem duas janelas. O ideal é que alternadamene algumas pessoas espreitem pelo tal orifício enquanto outras estão dentro. Observará uma aparente distorção nos tamanhos relativos das pessoas:

Se alguma das pessoas se estiver a deslocar, haverá uma aparente variação do seu tamanho.

Porquê? Se reflectiu sobre a enorme anamorfose oblíqua, no corredor de entrada, notou que há formas muito diferenes entre si, que, de um determinado ponto de vista, são percebidas do mesmo modo. (Isso tem a ver com o facto de uma visão monocular ter dificuldade em distinguir todos os pontos que estão numa mesma semirecta partindo da pupila.) De entre todas as formas possíveis, a pessoa é levada inconscientemente a escolher aquela que mais parecida está com aquilo que está habituada a encontrar. Neste caso concreto, o visitante tende a ver um quarto normal (ver foto), mas o que lá está realmente é um quarto com formas completamente diferentes. Isso percebe-se facilmente de qualquer ponto de vista, excepto daquele onde está o orifício de observação, que é precisamente de onde foi tirada a fotografia. Percebida esta situação, não deve ser difícil descobrir por que razão os tamanhos relativos das pessoas parecem tão diferentes. Pense nisso durante a visita...
Até lá, entretenha-se vendo esta representação do Quarto de Ames e note que, para um observador no ponto de confluência dos segmentos a vermelho, há duas janelas que ele não pode distinguir: uma no quarto «normal» representado a traço fino e outra no quarto «real» enviezado. Como não as pode distinguir, imaginará ver a janela ideal com formas «normais» e terá dificuldade em ver a janela «real»:


Movendo o rato sobre a figura, pode rodá-la.