Um pouco de História

As primeiras estimativas para p resultaram da sua medição directa. Por este método podia-se obter p com uma ou duas casas decimais, o que era certamente suficiente para as necessidades práticas da Antiguidade.

No entanto, mesmo nessa altura havia quem se dedicasse ao cálculo de p para além de qualquer necessidade prática.

O primeiro a conseguir resultados nesse campo foi Arquimedes que apresentou um método geométrico para o cálculo de p, hoje conhecido pelo seu nome. O método consiste em circunscrever e inscrever um polígono de n lados para uma dada circunferência. O perímetro da circunferência estaria compreendido entre os perímetros dos polígonos. Deste modo conseguiu deduzir que o valor de p estaria compreendido entre

 

  10        1
3 71-< p < 37, ou seja, 3.140 < p < 3.142

 


Graphic: ArchimedesMethod

Exemplo produzido com o auxílio do Sketchpad.
O resultado de Arquimedes seria obtido com polígonos constituídos por 96 lados.


    Este terá sido o sinal de partida para a corrida iniciada pelos caçadores de dígitos de p.

A partir deste método foram deduzidas inúmeras fórmulas que foram permitindo calcular p com cada vez mais precisão.

Outros métodos foram entretanto descobertos e permitiam obter p mais rapidamente, até chegarmos aos algoritmos utilizados actualmente e que permitem em cada iteração quadruplicar e mais, o número de dígitos calculados.

.

Na tabela que se apresenta a seguir faz-se um resumo das etapas mais significativas para o cálculo de p ao longo dos tempos.

Na página seguinte apresentam-se alguns resultados calculados para o valor de p ao longo dos tempos, baseados nalguns dos métodos descritos.


Como calcular p com um bilião de algarismos significativos

Página Principal

Mapa ou Índice