Labirinto no toro

Se estiverem seleccionadas as opções "labirinto" e "toro 3D", deverá observar, no início, uma imagem semelhante à apresentada na Figura 1. Em particular, as paredes laterais devem ser verdes e a de cima/baixo amarelas.

O objectivo é deslocar a bola azul através dos tubos, até atingir o cubo cinzento. Por se tratar de vistas 3D, por vezes, o utilizador pode ser induzido em erro - é o caso da Figura 1, onde o cubo cinzento parece ligado aos canos da frente (quando, na realidade, tal não é verdade - Figura 2). Por esse motivo, é aconselhável que o utilizador rode, com o rato, a imagem, quando tiver dúvidas sobre a perspectiva.

O labirinto está inserido num Toro 3D - e não no espaço 3D convencional - e, em particular, existem identicações entre todos os pares de paredes opostas (assinaladas) com a mesma cor. Assim, por exemplo, uma bola que atravesse uma parede verde aparecerá, na parede oposta, exactamente em frente ao sítio de onde partira - Figuras 3,4 e 5.

Note-se que as paredes são todas transparentes quando vistas de fora. Se rodarmos convenientemente a imagem com o rato, podemos mudar a disposição das paredes, nomeadamente, podemos, por exemplo, passar a parede amarela para trás (figura 6). Vejamos agora uma passagem da bola entre as duas paredes azuis, até atingir o cubo (cinzento) pretendido:

As identificações existentes entre as paredes permitem resolver puzzles que seriam impossíveis no "nosso espaço" - é o caso do puzzle aqui apresentado.

A escolha da opção "Tiling" (em "Ver") põe em evidência a estrutura dos tubos no espaço Toro 3D que resulta das identificações atrás mencionadas:

Figura 9

Explore as leis deste espaço, utilizando labirintos disponíveis!