A CURVA LOXODRÓMICA E DUAS PROJECÇÕES DA ESFERA
Uma forma de realizar tal viagem é fixar um ângulo com os meridianos e viajar mantendo sempre esse ângulo constante, com a ajuda da bússola*. Mas qual deverá ser o ângulo? E será esse o único ângulo possível? Será que esse trajecto corresponde ao caminho mais curto entre os pontos de origem e destino? E se, depois de chegar ao destino, continuasse a sua viagem mantendo o ângulo constante, será que voltaria ao ponto de partida? Usando a seguinte aplicação interactiva, pode fazer uma simulação de tal viagem e procurar respostas para as questões anteriores.
1. Na Terra**, estão assinalados os pontos A e B. Para tornar o ponto A ou B móvel/fixo, carregue no botão do rato e, enquanto o pressiona, na tecla A ou B, respectivamente. Depois largue ambos. 2. A amarelo é apresentado um arco de uma curva que faz sempre o mesmo ângulo com os meridianos que intersecta. Pode variar esse ângulo usando o respectivo cursor. 3. Encontre um ângulo de forma a que os extremos do arco amarelo sejam A e B. Existirá um único ângulo nessas condições? 4. Seleccionando a opção Solução, é apresentado o arco AB (a vermelho) que faz sempre o mesmo ângulo com os meridianos. O arco apresentado tem o menor comprimento possível nestas condições.
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