CURVA LOXODRÓMICA


CURVAS E UM ÂNGULO


Imagine o planeta coberto de água e três pessoas situadas em locais distintos do planeta.
As três decidem iniciar viagens mantendo o mesmo ângulo, previamente fixado, com os meridianos.

Será que os seus percursos se cruzarão?

Nestas condições, as três descreverão curvas loxodrómicas. Descubra o que pode acontecer, usando a seguinte aplicação interactiva:


Este trabalho integra componentes interactivas em formato CDF preparadas com o programa Mathematica. Para a utilização desses ficheiros deve estar instalado no computador o Wolfram CDF Player que pode ser importado sem encargos a partir de http://wolfram.com/cdf-player/.

1. Escolha o ângulo que as curvas loxodrómicas determinam com os meridianos.

2. Escolha uma posição para cada ponto. Para mover ou fixar um ponto, deve carregar no botão do rato e, enquanto o pressiona, na tecla A, B ou C, respectivamente. Depois largue ambos.

3. Note-se que, fixado o ângulo, duas curvas loxodrómicas com esse ângulo de intersecção com os meridianos ou são coincidentes ou são disjuntas. Assim, se nenhuma das três pessoas estiver sobre a curva loxodrómica de outra, elas nunca se chegarão a encontrar.