CURVA LOXODRÓMICA
CURVAS E UM ÂNGULO
Imagine
o planeta coberto de água e três pessoas situadas em locais
distintos do planeta.
As três decidem iniciar viagens mantendo o mesmo ângulo, previamente fixado, com os meridianos. Será que os seus percursos se cruzarão? |
Nestas condições, as três descreverão curvas loxodrómicas. Descubra o que pode acontecer, usando a seguinte aplicação interactiva:
Este trabalho
integra componentes interactivas em formato CDF preparadas com o programa
Mathematica. Para a utilização desses ficheiros deve
estar instalado no computador o Wolfram CDF Player que pode ser importado
sem encargos a partir de http://wolfram.com/cdf-player/.
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1. Escolha o ângulo que as curvas loxodrómicas determinam com os meridianos.
2. Escolha uma posição para cada ponto. Para mover ou fixar um ponto, deve carregar no botão do rato e, enquanto o pressiona, na tecla A, B ou C, respectivamente. Depois largue ambos.
3. Note-se que, fixado o ângulo, duas curvas loxodrómicas com esse ângulo de intersecção com os meridianos ou são coincidentes ou são disjuntas. Assim, se nenhuma das três pessoas estiver sobre a curva loxodrómica de outra, elas nunca se chegarão a encontrar.