Xadrez

Jogando num tabuleiro com as identificações existentes num toro, é possível efectuar vários movimentos "extra" relativamente ao plano.

Por exemplo, se partirmos da posição representada na figura ao lado (num tabuleiro que possui as identificações de um toro), a raínha castanha pode "comer" o peão do adversário e dar cheque ao rei, seguindo os movimentos descritos na animação abaixo.


Uma situação análoga ocorre na garrafa de Klein. No entanto, os movimentos "extra" que surgem (relativamente ao plano) podem ser diferentes dos do caso do toro.

Se partirmos da posição representada na figura ao lado - em que a raínha escura está a dar cheque ao rei, é possível (na garrafa de Klein), a raínha clara "comer" a raínha adversária, movimentando da seguinte forma:

Observação: Na imagem ao lado, apesar de aparentemente o jogador com as peças claras estar em vantagem, surge uma situação de empate! Isso deve-se ao facto de se estar a jogar numa garrafa de Klein e o rei "escuro" não ter possibilidade de se deslocar para nenhum lado!