Introdução

Durante os séc. XVIII e XIX, prolongando uma tradição antiga, foram inventados diversos mecanismos. Grande parte deles destinava-se a resolver problemas levantados pela recente industrialização e pelo desenvolvimento da tecnologia. Alguns modelos desses mecanismos foram posteriormente utilizados na educação, em escolas e universidades.

Clicando no seguinte link, poderá visitar na Internet um museu e uma exposição existentes em Itália que incluem ricas colecções dessas "macchine matematiche", como são chamadas pelos colegas italianos.

Enquanto não podemos manipular estes mecanismos "na realidade", podemos pelo menos tentar modelar alguns deles utilizando software apropriado. É o que faremos nestas páginas, utilizando um programa para geometria dinâmica, Geogebra.

Naturalmente, embora interagir com estas apps seja interessante, nada pode substituir, do ponto de vista educativo, o trabalho próprio de construção destes mecanismos, se não na realidade, pelo menos com o referido programa. Esperamos que estas páginas constituam um desafio estimulante, nesse sentido, para os seus visitantes.


Esta página sobre mecanismos actualiza uma página, originalmente construída por Eduardo Veloso no ano 2000, no ano seguinte ao da criação do Atractor, durante a fase de preparação do material que viria a integrar a exposição Matemática Viva (inaugurada em 24 de Novembro de 2000). A página original pode ser vista na versão antiga (va) do portal em https://www.atractor.pt/va/mat/mecanismos
Essa versão antiga integrava apps interactivas feitas com o Sketchpad, programa favorito do autor. Dada a dificuldade existente actualmente em aceder a esses conteúdos interactivos, foram refeitos todos os módulos interactivos, recorrendo ao Geogebra.

Em alguns pontos foram acrescentadas ligeiras alterações ou pequenas observações, por exemplo relacionando com outros conteúdos deste portal. Para as identificar, foram colocadas em italic.

Dois applets tinham sido iniciados por Eduardo Veloso, mas não concluídos: um sobre a inversa de uma parábola, construída pelo inversor de Peaucelier e outra usando um mecanismo para construir a lemniscata de Bernoulli. Recorrendo ao Geogebra, o Atractor criou duas apps com as funcionalidades que pareceram ser as desejadas pelo autor. Para a primeira dessas apps, acrescentou-se a possibilidade de construir as inversas das outras cónicas (elipse e hipérbole).