Lago com cunha

Imaginando agora um enorme lago, com uma espécie de cunha entrando pela terra dentro, se a praia estiver numa das margens dessa cunha, como tratar o problema análogo ao primeiro da lista, nesta nova situação?

No caso da luz, este problema corresponde ao estudo do prisma.

A aplicação interactiva seguinte2 permite visualizar o desvio total de um raio incidente, obtido por acumulação dos desvios parciais correspondentes às duas refracções sofridas; quanto ao gráfico indicado, desse desvio em função do ângulo de incidência, mostra claramente a existência de um desvio mínimo, que corresponde à posição do segmento intermédio perpendicular à bissectriz do ângulo do prisma.

A figura seguinte, retirada da aplicação interactiva anterior, ilustra o que se passa com um raio de luz branca, composto pela justaposição de raios de várias cores elementares (com índices de refracção diferentes), ao atravessar o prisma, provocando a "separação" dessas diversas cores3.


2 Se tiver o Geogebra instalado no seu computador, poderá preferir importar o applet daqui e executá-lo localmente.
3 Para tornar mais clara a separação das cores na figura, foram considerados índices de refracção um pouco mais elevados.