Curvas e um ponto

Imagine o planeta coberto de água e que embarca numa viagem mantendo sempre o mesmo ângulo com os meridianos. Será que regressará ao ponto de partida?

Na seguinte aplicação interactiva, pode simular o percurso de tal viagem (uma curva loxodrómica).

 

  1. Pode mover o ponto \(A\). Para tal, carregue no botão direito do rato e, enquanto o pressiona, na tecla \(A\). Depois largue ambos. Para o fixar, escolha uma posição na esfera e proceda de forma semelhante: carregue no botão direito do rato e, enquanto o pressiona, na tecla \(A\). Depois largue ambos.
  2. Pode seleccionar diferentes curvas loxodrómicas que passam pelo ponto e ajustar o ângulo de cada curva com os meridianos conforme o pretendido. Em particular, escolha um ângulo com amplitude 0º e outro com amplitude 90º.
  3. Pode observar que dados um ponto da esfera e um ângulo, existe uma única curva loxodrómica a passar por esse ponto e que faz esse ângulo com os meridianos. No entanto, em geral, existe uma infinidade de curvas loxodrómicas que passam por dois pontos dados.
  4. Note que:
    • se o ângulo for diferente de -90º, 90º e 0º o viajante nunca regressa a um ponto por onde já tenha passado, ou seja, a curva não se auto-intersecta e não é fechada;
    • o viajante nunca chega aos Pólos, andando sempre em espiral à volta dos mesmos (quando o ângulo é diferente -90º, 90º e 0º);
    • a curva loxodrómica tem comprimento finito dado por \(\frac{\pi}{|\cos\alpha\,|}r\) onde \(\alpha\neq\) -90º, 90º é o ângulo que a curva determina com os meridianos e \(r\) é o raio da esfera.