Considerações finais

Fig 12

A figura 12 mostra os dois grafos circulares correspondentes às filas destacadas nas figuras 9 e 11. Na primeira imagem as diferentes trajectórias juntam-se na posição 11 e a parte comum está assinalada a verde1. Na segunda só se juntam na penúltima posição. Em aplicações desenvolvidas pelo Atractor, é possível escolher2 filas com números entre \(2\) e um número \(np\) (número de pintas) maior ou igual a \(2\), não necessariamente \(6\). A situação é, em alguns casos, bem diferente da que atrás foi descrita sobre o caso de o número máximo de pintas ser \(6\). Por exemplo, no caso de filas só de \(1\) e \(2\), para qualquer comprimento da fila, seja 2 ou 2 biliões, o número das filas que não são toc é sempre o mesmo: há (sempre) apenas duas filas com esse comprimento que não são toc. Do material obtido pelo Atractor, indicamos na figura 13 uma tabela com os números de filas toc para dados com número de pintas \(np\) de \(2\) a \(8\) pintas (colunas) e filas de comprimento desde \(np\) até \(8\).

Fig 13


1 O dado com \(6\) pintas apareceu, porque o rato sobrevoava o vértice \(13\) do grafo, que na figura 9 correspondia a \(6\) pintas.

2 Estas situações mais gerais também podem ser associadas a jogos. Usando um dado cúbico com igual número de pintas em faces opostas, podemos ter números \(1, 2, 3\), com igual probabilidade. Analogamente, se três faces tiverem uma pinta e as outras três tiverem duas, em cada lançamento teremos \(1\) ou \(2\) com igual probabilidade. Querendo um sistema que funcione para um certo número \(np\) (qualquer, maior ou igual a \(3\)) de pintas, podemos colar pelas bases duas pirâmides regulares com \(np\) faces, colocando o mesmo número de pintas em duas faces quando elas estiverem em pirâmides diferentes e tiverem uma aresta comum.