A descrição matemática das conchas e do seu crescimento

"How can it be that mathematics, being after all a product of human thought independent of experience, is so admirably adapted to the objects of reality? Is human reason, then, without experience, merely by taking thought, able to fathom the properties of real things?"
Albert Einstein

Muitos aspectos do crescimento de animais e plantas, apesar de, pelas suas formas elaboradas, parecerem governados por regras muito complexas, podem ser descritos por leis matemáticas muito simples. Um exemplo claro disso são as conchas e os búzios marinhos, como aqui mostraremos: consegue-se, com um modelo simples, descrever e gerar facilmente a grande maioria dos muitos tipos de conchas que existem na natureza.


Traduzido para inglês por uma equipa do CMUC, a partir da versão original portuguesa. O Atractor agradece a sua colaboração.

(*) Este trabalho foi realizado sob a orientação do Professor Jorge Picado da Universidade de Coimbra, no âmbito de uma Bolsa atribuída pela Fundação Calouste Gulbenkian para desenvolver um projecto de divulgação da Matemática no Atractor.
Dado o bloqueio do Java por muitos browsers, foi decidido proceder à conversão para Javascript dos applets originais desta secção. Tal conversão foi realizada no âmbito de um apoio recebido da FCT, através do FACC (Fundo de Apoio à Comunidade Científica).


Nível de dificuldade: Secundário, Superior