Erros detectados pelo número de controlo do NIB
Vejamos os principais tipos de erros que este sistema detecta. Em primeiro lugar, detecta qualquer erro singular, ou seja, qualquer engano na escrita de apenas um algarismo é detectado. Por exemplo, a caixa Multibanco não aceitará a transferência de dinheiro para uma conta que difira apenas num algarismo de uma conta que realmente exista. E se trocarmos dois algarismos do NIB? Estaremos a enviar dinheiro para quem não queremos? Também não. Uma vez que os erros de transposição nas posições \(i\) e \(j\) são detectados quando \(\mbox{mdc}\left(p_{i}-p_{j},\, k\right)=1\) (consultar) e, neste caso, \(k=97\) é um número primo e todos os pesos são inferiores a \(97\), aquela propriedade será sempre respeitada e, portanto, qualquer transposição de dois algarismos altera o respectivo algarismo de controlo. Uma vez que estes dois tipos de erro são os mais frequentes, tem-se que este é um bom sistema de detecção de erros.
Como vê, é pouco provável recebermos dinheiro nas nossas contas a partir dos enganos dos outros...
Se quiser confirmar experimentalmente a taxa de controlo destes dois tipos de erro (ou pura e simplesmente se quiser saber se o seu NIB está correcto) clique aqui.
Para saber mais sobre a detecção de erros neste tipo de sistemas de identificação, clique aqui.
Para além deste exemplo, os algarismos de controlo estão presentes em muitas outras situações como, por exemplo, no Bilhete de Identidade, no Código de Barras, nas Notas do Euro, no Cartão Visa, ...