Na Geometria Euclidiana, a soma das amplitudes dos ângulos internos de um triângulo qualquer é 180º. Vejamos o que podemos concluir acerca dos ângulos internos de um triângulo esférico, recorrendo à seguinte aplicação interactiva.*

 

* 1. Movendo os cursores \(A\), \(B\) e \(C\), escolha um triângulo esférico. Clicando nos respectivos campos, pode ver qual é a amplitude dos ângulos internos desse triângulo esférico e a sua soma.

  2. Será que a soma dos ângulos internos de um triângulo esférico também é constante? Mova os pontos de modo a obter triângulos esféricos diferentes e observe o valor da soma das amplitudes dos ângulos internos de cada um desses triângulos.

  3. Seleccionando o Gráfico, pode observar o gráfico da função que relaciona a soma das amplitudes dos ângulos internos de um triângulo e a sua área relativa (isto é, a razão entre a área desse triângulo e a área da esfera).

  4. Podemos ainda tentar responder às seguintes questões: é possível ter um triângulo esférico com dois ângulos rectos? E três ângulos rectos? E três ângulos rasos? Entre que valores varia a soma dos ângulos internos de um triângulo esférico?