Problema da formiga
Num paralelipípedo de madeira "vive" uma formiga imaginária, que, quando se desloca entre dois pontos quaisquer, escolhe sempre, de entre todos os caminhos possíveis, o mais curto.
Atado a um vértice - A - da base do paralelepípedo, está a ponta de um fio. Numa primeira fase, o visitante da exposição Matemática Viva era convidado a tentar, com a ajuda do fio e para vários pontos, encontrar os caminhos mais curtos (para a formiga) unindo A a esses pontos. Numa segunda fase, deveria procurar o(s) ponto(s) do paralelipípedo mais longínquo(s) de A (para a formiga). A maior parte dos visitantes começava por conjecturar que o ponto mais afastado era o vértice oposto na face de cima, mas acabava por ter de mudar de opinião...
Note-se que, depois de encontrar o ponto que considerava estar mais longe de A, e de unir A a esse ponto com o fio, por um caminho mais curto, o visitante deveria poder segurar firmemente o fio nesse extremo e chegar a qualquer outro ponto do paralelepípedo com a mesma porção do fio (ou uma menor).
Este problema foi analisado de uma maneira distinta por dois grupos de pessoas e as suas resoluções (documentadas por materiais informáticos) estão patentes no site do Atractor.