Projeto Mathina

LIVRO DE HISTÓRIAS INTERATIVO ENTRE A MATEMÁTICA E A FANTASIA



O Atractor foi um dos parceiros de um projeto ERASMUS+ que desenvolveu, entre outros materiais, repositórios online, disponíveis a partir de agora em https://mathina.eu. Estes repositórios contêm diversos materiais, em português, dirigidos ao ensino formal e não-formal da Matemática, através de histórias matemáticas, diversas apps e vários materiais ilustrativos, incluindo filmes, imagens e animações, assim como materiais produzidos especificamente para pais e educadores.

O Projeto Mathina, envolveu, para além da Associação Atractor (PT), as seguintes instituições europeias: Bragi Vizualne Komunikacije (SI), Curvilinea Società Cooperativa (IT), Experience Workshop (FI) e Imaginary (DE).

Mathina promove o pensamento matemático por meio do desenvolvimento, implementação e disseminação de ferramentas educacionais de livre uso e adequadas à era digital. Os materiais contemplam quatro faixas etárias distintas: 4-6, 7-10, 11-14 e 15-19+ anos, e estão disponíveis gratuitamente, sendo as suas apps não só acessíveis em PCs como em tablets e smartphones. Deste modo todos se podem deixar encantar com as aventuras de Mathina, do seu irmão Leo, do feiticeiro e de muitas outras personagens que ajudam a introduzir conceitos e ideias matemáticas através de histórias, desafios e puzzles.

Mathina pode ser usada por pais e respetivos filhos, para juntos aprenderem de um modo lúdico, por professores como uma ferramenta didática, ou diretamente por jovens ansiosos por aprender mais matemática.