Competições com o GeCla
No dia 3 de Junho de 2013, duas turmas, uma da Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves (Valadares) e outra do Istituto Rosetum (Besozzo, Itália), participaram na primeira competição internacional do programa GeCla (Atractor), utilizando o modo de competição desse programa, para a classificação de simetrias de figuras planas.
(nestes certificados os nomes são imaginários)
Antes do início da competição, as professoras envolvidas escolheram o grau de dificuldade pretendido e o número de imagens. Durante o jogo, a partir da secção "Competição" do GeCla, os alunos começaram por ser divididos em equipas, tendo cada equipa começado por construir imagens com simetria (rosáceas, frisos e padrões), que foram automaticamente enviadas (pelo programa) à equipa adversária. Numa segunda fase, cada equipa classificou as imagens entretanto recebidas, tendo obtido no final uma classificação dada pelo programa. O chat disponível no GeCla permitiu a comunicação entre as equipas adversárias. Eis algumas imagens geradas nesta competição:
Face ao entusiasmo e empenho manifestado pelos alunos, tanto na preparação como na própria realização das competições, e à dedicação e satisfação final das duas professoras (portuguesa e italiana) envolvidas, o Atractor considera esta iniciativa um sucesso! O Atractor, em Portugal, e o Centro Matematita, em Itália, estão prontos a apoiar outras iniciativas do mesmo género, locais ou internacionais, no próximo ano lectivo: se lecciona Matemática em qualquer nível de ensino e quer dinamizar com os seus alunos iniciativas deste tipo, pode colher informações junto do Atractor.
Salientamos que o GeCla possui uma nova versão, que também possui um modo de competição, o GeCla Mini, dirigido às crianças mais pequenas.