Durante os séc. XVIII e XIX, prolongando uma tradição antiga, foram inventados diversos mecanismos. Grande parte deles destinava-se a resolver problemas levantados pela recente industrialização e pelo desenvolvimento da tecnologia. Alguns modelos desses mecanismos foram posteriormente utilizados na educação, em escolas e universidades.
Clicando no seguinte link, poderá visitar na Internet um museu e uma exposição existentes em Itália que incluem ricas colecções dessas macchine matematiche, como são chamados pelos colegas italianos.
Enquanto não podemos manipular estes mecanismos "na realidade", podemos pelo menos tentar modelar alguns deles utilizando software apropriado. É o que faremos nestas páginas, utilizando um programa para geometria dinâmica, The Geometer's Sketchpad. Quem trabalhe com o programa Cabri II pode igualmente construir esses modelos com este software.
Para alguns dos mecanismos iremos converter os sketchs em applets Java, de modo a torná-los acessíveis, de modo interactivo, mesmo a quem não possua o Sketchpad. Naturalmente, embora interagir com estes applets seja interessante, nada pode substituir, do ponto de vista educativo, o trabalho próprio de construção destes mecanismos, se não na realidade, pelo menos com os referidos programas. Esperamos que estas páginas constituam um desafio estimulante, nesse sentido, para os seus visitantes.
A conversão dos sketches em applets Java é feita mediante um conversor de que pode ser feito facilmente e gratuitamente o download. Para isso e para mais informações sobre o processo de conversão consultar o site da Key Curriculum Press.
Índice dos mecanismos já colocados nestas páginas:
2. Mecanismo para traçado da cissóide de Diocles e da estrofóide recta.
3. Duas hipérboles a rolar sem escorregamento uma sobre a outra.
4. Mecanismo para traçado da lemniscata de Bernoulli. ( a incluir)