O que é o GeCla?

GeCla, abreviatura de Gerador e Classificador, é um programa associado ao DVD Simetria – apresentação dinâmica, mas cuja utilização não pressupõe que se conheça esse DVD. O GeCla permite ao utilizador gerar no plano um padrão, um friso, ou uma rosácea, com um determinado tipo de simetria previamente escolhido, a partir de um motivo assimétrico. Permite também classificar (com ou sem ajuda do programa) padrões, frisos, ou rosáceas assim obtidos e, no final, o programa fornece um relatório dos erros eventualmente cometidos. O GeCla foi pensado num espírito diferente do subjacente ao DVD anterior, em particular tentando que seja atractivo e acessível a alunos de vários graus de ensino. O GeCla já tem versões em cinco (PT, EN, IT, SP, GE) das seis línguas representadas no DVD, e a versão na outra (FR) está em preparação.

O gerador grava, no ficheiro jpg da imagem gerada, informação codificada sobre quais são as simetrias existentes. Depois, o classificador lê e interpreta essa informação codificada, o que lhe permite, conforme o nível de ajuda escolhido, ir informando se o processo de classificação está a ser bem conduzido, impedindo escolhas erradas, ou então deixando avançar até ao fim e indicando só nessa altura se a classificação foi bem feita e, em caso negativo, indicando o primeiro erro cometido.

O programa GeCla comporta uma modalidade de competição que pode ser usada via Internet. Nela, cada jogador gera um número pré-acordado de imagens e depois ambos trocam as imagens e cada um classifica as imagens do outro. Todas as fases são geridas pelo programa, que no final fornece um relatório sobre os eventuais erros cometidos. Como plataforma para gerir a transmissão dos ficheiros gerados durante a competição, é possível usar o Dropbox ou um sistema equivalente. Um chat permite troca de mensagens durante o jogo.

Em início de Junho de 2013, organizou-se uma 1ª competição entre alunos portugueses de uma escola de Valadares e alunos italianos de uma escola de Besozzo. Ver aqui e referências publicadas nas revistas Gazeta de Matemática, X’la Tangente e na Educação e Matemática.

Há já escolas, (pelo menos) em Portugal e em Itália, com vontade de repetir aquela experiência e o Atractor está disponível para apoiar a logística e para promover e facilitar os contactos.