O que pode observar:
Na panorâmica começa por observar dois jogos - o jogo do Hex e do Sperner.
No recinto ao lado, por trás do painel vermelho, consegue-se adivinhar as pontas de dois tabuleiros de madeira que fazem parte de um jogo que ilustra a procura de soluções optimizadas para questões de grande relevância na indústria: optimização de corte. Ao lado, encontra outro jogo que ilustra a procura de soluções optimizadas - optimização de empacotamento. Na bancada do fundo, poderá construir alguns exemplos de belas superfícies minimais com películas de solução de sabão - superfícies minimais - e usar também o fenómeno da tensão superficial das películas para encontrar soluções para alguns problemas de interesse prático - grafos minimais. Um outro processo é ilustrado para encontrar estes grafos minimais num mapa de Portugal.
Regressando ao recinto inicial, encontra uma estrutura metálica com uma bola de madeira e três fios esticados; este módulo, ao testarem a sua perícia para desentrelaçar fios, transmitem uma ideia matematicamente importante, por exemplo na Física Teórica: é o modelo dos spinors. Por trás deste modelo, encontram-se afixados dois cartazes onde são levantadas algumas questões a propósito das curvas fechadas. No manequim exposto poderá aprender a fazer vários nós de gravata e perceber um pouco da topologia envolvida. O modelo que se segue lembra uma espécie de enorme trança com a qual é possível fazer várias experiências. Nas actividades seguintes, é convidado a descobrir como tricolorir (alguns) nós, a verificar a «invariância» da propriedade de tricolorabilidade e a comparar um nó com a sua imagem num espelho. Por fim, é confrontado com vários puzzles que o desafiam a colorir mapas com o mínimo de cores, mas por forma a bem distinguir países adjacentes; esta proposta é feita para o plano e para a tira de Möbius: coloração no plano e coloração na tira de Möbius.