Inicialmente observa um modelo de uma máquina de codificação do tipo da máquina enigma (que foi utilizada na segunda guerra mundial) dentro de uma redoma de vidro. Ao lado está o módulo "puzzles de adições" que é formado por um conjunto de "blocos coloridos" e duas calhas para esses blocos.
Continuando a rodar a fotografia vê ao fundo outro recinto. No mesmo recinto, aparece parte de um prisma triangular revestido interiormente por espelhos - Caleidoscópio 2D. No mesmo balcão encontram-se três grandes conjuntos de espelhos - os Caleidoscópios 3D. Em cada conjunto, há três espelhos (em triedro) formando entre si ângulos adequados à obtenção de figuras com certos tipos de simetria. Segue-se um sistema com três espelhos perpendiculares entre si, formando o Caleidoscópio Octante.
Continuando a rodar a panorâmica volta ao primitivo recinto onde, fixado à parede, está um grande quadro com o desenvolvimento de Pi com um milhão de decimais. Junto encontra um computador, no qual tem acesso a um programa que permite fazer várias experiências ligadas à distribuição dos dígitos no desenvolvimento decimal de Pi (com mais de dois biliões de algarismos) e das letras no «desenvolvimento alfabético» de Pi. Arrastando o rato para o lado direito, sobre o balcão observa o módulo "Pi como razão de comprimentos" e, ainda relacionado com este número, o módulo "o cilindro e as esferas". Por fim, vê uma máquina de contar em base 2 e "pirâmides" formadas por bolas coloridas.