3º Applet

Para perceber melhor a relação entre o PageRank e a probabilidade de visitar uma determinada página, experimente o applet abaixo. Pode seleccionar o número de páginas desejado e interligá-las do modo que desejar, podendo também escolher a velocidade com que as páginas são escolhidas de acordo com o modelo no qual o PageRank é baseado (ver "modelo"). Verifique como os valores de \(fr\) se aproximam dos valores de \(x\), onde \(fr\) representa a frequência relativa de visita de uma página (ou seja, o quociente entre o número de vezes que uma página é visitada e o número total de visitas) e \(x\) representa o quociente entre o PageRank dessa página e o PageRank total.

Nota: antes de começar a manipular o applet, deve clicar duas vezes sobre ele.

Instruções gerais

Instruções específicas: Depois de ter escolhido o número de páginas pretendido e os links que deseja incluir, desloque o ponto que indica a velocidade com que são escolhidas as páginas para a direita, sendo que quanto mais à direita o ponto ficar maior será a velocidade. Para iniciar a animação, clique duas vezes sobre o applet. Note-se que a animação só é produzida enquanto o cursor do rato se encontra sobre ela. Para parar a animação, deve também clicar duas vezes sobre o applet.

Se quiser, pode mudar a velocidade, bastando para isso parar a animação, deslocar o ponto que indica a velocidade e, de seguida, retomar a animação clicando duas vezes sobre o applet. No entanto, se desejar experimentar novas configurações, é conveniente reiniciar o applet, ou então proceder do seguinte modo:

Se preferir, pode também experimentar este applet, cuja diferença em relação ao anterior consiste em apresentar os resultados sob a forma de gráficos circulares em vez de usar gráficos de barras.