Conteúdo
Nesta secção recriamos virtualmente um módulo físico do Atractor que esteve na exposição Matemática Viva, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, a partir de 24/11/2000.
O módulo consistia no seguinte: o utilizador devia deslocar-se para a frente e para trás em frente a um sensor, tentando desenhar uma curva próxima da que surgia no ecrã. A curva desenhada representava a distância do utilizador ao sensor em função do tempo.
Com o objetivo de criar um módulo interactivo com as mesmas funcionalidades, o Atractor desenvolveu quatro aplicações interactivas:
- Aplicação interactiva 1: nesta app, deve movimentar a personagem para a frente e para trás. À medida que realiza esse movimento, vai sendo desenhado um gráfico da sua distância ao sensor. Existe um cursor que permite controlar a velocidade com que o gráfico vai sendo traçado.
- Aplicação interactiva 2: nesta app, quando movimenta a personagem, vai sendo desenhado o gráfico da sua distância ao sensor, que está ao fundo. O objetivo é movimentar a personagem de modo a imitar o gráfico a azul que vai surgindo. Tal como na app anterior, há um cursor que permite ajustar a velocidade com que os gráficos vão sendo traçados. É também fornecida informação sobre o erro máximo cometido e a área entre os dois gráficos.
As duas apps seguintes são equivalentes às anteriores, mas a forma de movimentar a personagem é diferente. Em vez de a arrastar, começa-se por escolher uma posição inicial clicando no local pretendido e, em seguida, controla-se a velocidade instantânea da personagem através de um cursor: