Curiosidade
`Mas há sempre um carro à frente num possível lugar de estacionamento. Aqui está um senhor Klein a afirmar que não se podem atar nós em quatro dimensões.'
Para ver porque é que um fio com nós pode ser desatado em quatro dimensões, trabalhamos por analogia. O salto de duas dimensões para três pode ser ilustrado por uma formiga a deslocar-se numa mesa. Ela só pode ultrapassar um obstáculo comprido passando por cima, isto é, pela terceira dimensão.
Para desatar um fio com nós, desloca-se um pedaço de fio até tocar noutro e depois passa-se por ele passando para a 4ª dimensão (em imaginação!).
Em Ciência e Matemática há sempre outra pergunta num lugar de estacionamento ocupado por uma resposta. Se o fio atado pode ser desatado em quatro dimensões, então o que pode ser atado?
A resposta a esta pergunta é um balão ou uma esfera com nós.
Ashley também escreve:
`Desde os tempos mais remotos até ao presente a alegria ligada a qualquer descoberta ocasional tem sido considerada suficiente para qualquer esforço ou sacrifício humanos.'
Analogamente, a Matemática tenta compreender a estrutura e os padrões de objectos que não podemos construir, de que só nos podemos aperceber como que através de um vidro. Para isto as ferramentas do estudo e da certeza não são a experiência mas sim o desenvolvimento da linguagem, dos conceitos e da lógica para descrever o que era previamente indescritível, `dar ao nada etéreo uma habitação local e um nome' (Sonho de uma noite de Verão, W M Shakespeare).