Introdução
- Construa alguns modelos servindo-se de papel (ou outros materiais), tesoura, cola e meios de colorir; esses modelos facilitarão o acompanhamento do que é proposto. No entanto, a consideração de modelos de papel para a tira de Möbius - ou para qualquer outra superfície - levanta a necessidade de esclarecer algumas convenções importantes; sem ideias claras sobre o que são os "pontos" da superfície representada pelo modelo, algumas das questões abordadas não podem ser compreendidas.
- Tente descobrir o que há de comum entre os diferentes modelos que acaba de construir e o que é que distingue uns dos outros. A precisa formulação matemática de algumas das diferenças é uma questão que tem uma certa subtileza.
- No âmbito de algumas páginas sobre a não-orientabilidade da Tira de Möbius, foram acrescentadas algumas animações com "caminhos de desorientação" em algumas das superfícies.
Traduzido para inglês por Gabriela Chaves, a partir da versão original portuguesa. O Atractor agradece a sua colaboração.
(*) Dado o bloqueio do Java por muitos browsers, foi decidido proceder à conversão para Javascript dos applets originais desta secção. Tal conversão foi realizada no âmbito de um apoio recebido da FCT, através do FACC (Fundo de Apoio à Comunidade Científica).
Nível de dificuldade: Superior