O jogo

O jogo começa com dois montes constituídos por fichas. Dois jogadores retiram, um de cada vez, fichas de um dos montes, estando obrigados a tirar, em cada jogada, um número que seja um múltiplo do número de fichas do outro monte. O 1ºjogador que não possa jogar perde.

Instruções sobre o funcionamento do jogo

Ao iniciar o jogo, terá de escolher a opção que pretende - ou - clicando no botão correspondente. Se optar por jogar com um colega, poderá jogar, alternadamente, com outra pessoa; se optar por jogar com o computador, o computador funcionará como seu adversário.

Jogando com um colega

Para iniciar o jogo terá de preencher as janelas com dois números naturais menores que 1000. Também poderá optar por escolher em . O jogo começa depois de clicar em .

O 1º jogador (jogador A) terá de tirar, do monte maior, um número de peças que seja múltiplo do número de peças do monte mais pequeno. Poderá fazê-lo de 3 maneiras diferentes:

  1. Escrevendo o número que pretende na janela e carregando em ,
  2. Escrevendo o número que pretende na janela e primindo a tecla "Enter",
  3. Arrastando o nº de peças que pretende (uma de cada vez) até ao e clicando em .

Se o número escolhido não for o mais indicado, aparecerá a imagem: . Se tiver a opção "com som" selecionada, ouvirá também uma mensagem sonora.

O 2º jogador (jogador B) deverá proceder de forma análoga. O jogo repete-se até um dos montes ficar sem peças. O primeiro jogador que chegar a uma tal situação ganha. O computador assinalará o facto de o jogo ter acabado através da imagem (e também de um som, se tiver a opção "com som" selecionada) e indicando por escrito qual o vencedor.

Diferentes botões:

 :

ao clicar neste botão, surgirá a seguinte janela:

  • Clicando em , poderá mudar a forma das peças do monte da esquerda.
  • Clicando em , poderá mudar a forma das peças do monte da direita.
  • Clicando em , poderá optar por introduzir som no programa. Existem dois tipos de sons: um deles é emitido quando o jogador executa uma "má" jogada, o outro é emitido quando um dos jogadores vence.
  • Clicando em , as janelas serão preenchidas com números aleatórios.
  • Para validar as suas escolhas, necessita de carregar em .

: ao clicar neste botão, regressará ao início do jogo.

Clicando em , obterá uma indicação da melhor jogada possível, no caso de haver mais do que uma opção.

Clicando em , obterá a indicação de quem ganhará o jogo, no caso de ambos os jogadores jogarem bem.

Se pretender interromper o jogo enquanto ele estiver a desenrolar, basta clicar em .

Jogando com o computador

Para iniciar o jogo terá de preencher as janelas com dois números naturais menores que 1000. Também poderá optar por escolher em . O jogo começa depois de clicar em . Por defeito, o computador decide, ao acaso, quem começa, começando por lhe indicar quem iniciará. Poderá também optar por ser você a começar ou por ser o computador a decidir.

Quando for a sua vez de jogar, terá de tirar, do monte maior, um número de peças que seja múltiplo do número de peças do monte mais pequeno. Poderá fazê-lo de 3 maneiras diferentes:

  1. Escrevendo o número que pretende na janela e carregando em ,
  2. Escrevendo o número que pretende na janela e primindo a tecla "Enter",
  3. Arrastando o nº de peças que pretende (uma de cada vez) até ao e clicando em .

Se o número escolhido não for o mais indicado, aparecerá a imagem: . Se tiver a opção "com som" selecionada, ouvirá também uma mensagem sonora.

Quando for a vez do computador, o número escolhido aparecerá na janela . Depois deste número surgir, deverá carregar em ou na tecla "Enter".

Ganha o primeiro jogador (você ou o computador) que conseguir tirar todas as peças de um dos montes. No caso de ganhar ao computador, o computador assinalará este facto através da imagem (e também de um som, se tiver a opção "com som" selecionada) e através da mensagem escrita "Ganhou!".

Diferentes botões:

 :

ao clicar neste botão, surgirá a seguinte janela:

  • Clicando em , poderá optar se será o computador a decidir quem começa, se essa escolha será aleatória ou se quer indicar quem começa.
  • Clicando em , poderá mudar a forma das peças do monte da esquerda.
  • Clicando em , poderá mudar a forma das peças do monte da direita.
  • Clicando em , poderá optar por introduzir som no programa. Existem dois tipos de sons: um deles é emitido quando executa uma "má" jogada, o outro é emitido se ganhar ao computador.
  • Clicando em , as janelas serão preenchidas com números aleatórios.
  • Para validar as suas escolhas, necessita de carregar em .

: ao clicar neste botão, regressará ao início do jogo.

Clicando em , obterá uma indicação da melhor jogada possível, no caso de haver mais do que uma opção.

Clicando em , obterá a indicação de quem ganhará o jogo, no caso de ambos jogarem bem.

Se pretender interromper o jogo enquanto ele estiver a desenrolar, basta clicar em .

Nota: Clicando em , aparecerá a seguinte janela .

Poderá fechar em qualquer altura esta janela, clicando em .