O jogo
O jogo começa com dois montes constituídos por fichas. Dois jogadores retiram, um de cada vez, fichas de um dos montes, estando obrigados a tirar, em cada jogada, um número que seja um múltiplo do número de fichas do outro monte. O 1ºjogador que não possa jogar perde.
Instruções sobre o funcionamento do jogo
Ao iniciar o jogo,
terá de escolher a opção que pretende -
ou
- clicando no botão correspondente. Se optar por jogar com um colega,
poderá jogar, alternadamente, com outra pessoa; se optar por jogar com
o computador, o computador funcionará como seu adversário.
Para iniciar o
jogo terá de preencher as janelas
com dois números naturais menores que 1000. Também poderá
optar por escolher
em
. O jogo
começa depois de clicar em
.
O 1º jogador (jogador A) terá de tirar, do monte maior, um número de peças que seja múltiplo do número de peças do monte mais pequeno. Poderá fazê-lo de 3 maneiras diferentes:
Se o número
escolhido não for o mais indicado, aparecerá a imagem: .
Se tiver a opção "com som" selecionada,
ouvirá também uma mensagem sonora.
O 2º jogador
(jogador B) deverá proceder de forma análoga. O jogo repete-se
até um dos montes ficar sem peças. O primeiro jogador que chegar
a uma tal situação ganha. O computador assinalará o facto
de o jogo ter acabado através da imagem
(e também de um som, se tiver a opção "com
som" selecionada) e indicando por escrito qual o vencedor.
Diferentes botões:
![]() |
ao clicar neste botão, surgirá a seguinte janela: |
|
|
|
|
|
:
ao clicar neste botão, regressará ao início do jogo.
Clicando em ,
obterá uma indicação da melhor jogada possível,
no caso de haver mais do que uma opção.
Clicando em ,
obterá a indicação de quem ganhará o jogo, no caso
de ambos os jogadores jogarem bem.
Se pretender interromper
o jogo enquanto ele estiver a desenrolar, basta clicar em .
Para iniciar o
jogo terá de preencher as janelas
com dois números naturais menores que 1000. Também poderá
optar por escolher
em
. O jogo
começa depois de clicar em
.
Por defeito, o computador decide, ao acaso, quem começa, começando
por lhe indicar quem iniciará. Poderá também
optar por ser você a começar ou por ser o computador a decidir.
Quando for a sua vez de jogar, terá de tirar, do monte maior, um número de peças que seja múltiplo do número de peças do monte mais pequeno. Poderá fazê-lo de 3 maneiras diferentes:
Se o número escolhido não
for o mais indicado, aparecerá a imagem: .
Se tiver a opção "com som" selecionada,
ouvirá também uma mensagem sonora.
Quando for a vez do computador,
o número escolhido aparecerá na janela .
Depois deste número surgir, deverá carregar em
ou na tecla "Enter".
Ganha o primeiro jogador (você
ou o computador) que conseguir tirar todas as peças de um dos montes.
No caso de ganhar ao computador, o computador assinalará este facto através
da imagem
(e também de um som, se tiver a opção "com
som" selecionada) e através da mensagem escrita "Ganhou!".
Diferentes botões:
![]() |
ao clicar neste botão, surgirá a seguinte janela: |
|
|
|
|
|
:
ao clicar neste botão, regressará ao início do jogo.
Clicando em ,
obterá uma indicação da melhor jogada possível,
no caso de haver mais do que uma opção.
Clicando em ,
obterá a indicação de quem ganhará o jogo, no caso
de ambos jogarem bem.
Se pretender interromper o jogo
enquanto ele estiver a desenrolar, basta clicar em .
Nota:
Clicando em ,
aparecerá a seguinte janela
.
Poderá fechar
em qualquer altura esta janela, clicando em .