Volta à página de entrada
 

 

poliedro
faces
arestas
vértices
arestas por vértice
arestas por face
planificação
4
6
4
3
3
6
12
8
3
4
8
12
6
4
3
12
30
20
3
5
20
30
12
5
3
Nota: se clicar em cada uma das figuras do quadro acima, obterá o sólido representado em tamanho maior e tem, por exemplo, a possibilidade de o pôr a "rodar" no espaço (arrastando-o com o rato) ou de o abrir (utilizando o botão direito do rato). Em caso de dúvida consulte ajuda.
 
  
As três primeiras colunas numéricas contêm o número de faces, arestas e vértices correspondentes a cada um dos poliedros, enquanto as duas colunas seguintes podem ser interpretadas como as “instruções” para construir o esqueleto do poliedro utilizando pauzinhos todos do mesmo comprimento e unindo-os nas suas extremidades (utilizando, por exemplo, palhinhas e limpadores de cachimbo para fazer as juntas). 

Concluindo, os números que aparecem na última linha indicam que, num icosaedro, existem 20 faces, 30 arestas, 12 vértices, 5 arestas em cada vértice e 3 arestas por cada face: se formos juntando cinco palhinhas em cada vértice, formando triângulos, a certa altura o objecto “fecha-se” e dá origem a um icosaedro.

Também a coluna final da tabela fornece instruções para construir o poliedro correspondente: neste caso, partindo da planificação em cartolina, obtém-se a superfície do poliedro e não apenas o esqueleto. Para construir os poliedros regulares clique nas planificações apresentadas na última coluna e imprima-as.
 Há outras informações que podemos retirar desta tabela.