No poster da esquerda, apresentam-se alguns dos sólidos geométricos mais familiares, agrupados em diferentes "classes": 1) a dos Prismas, correspondendo o cilindro a um caso limite; 2) a das Pirâmides, sendo o cone também um caso limite; 3) a dos Elipsóides, da qual a esfera é um caso particular; e 4) a dos Poliedros Regulares (Platónicos), sendo incluída, para estes últimos, uma imagem ilustrativa da dualidade existente entre pares desses poliedros. Para as três primeiras classes, apresentam-se ainda algumas fórmulas, relativas ao volume do sólido e à área da sua superfície.

No poster da direita, apresentam-se algumas figuras geométricas planas conhecidas, também agrupadas em "classes": as quatro primeiras classes referem-se a polígonos, sendo apresentada uma divisão dos polígonos em regulares (lados e ângulos todos iguais entre si) e não regulares. De entre os polígonos, é dado destaque a dois tipos particulares - quadriláteros e triângulos. No final, são ainda apresentados todos os exemplos de cónicas não degeneradas.


Jogos para impressão*

N.B.: Estes jogos podem ser utilizados simultaneamente por pessoas cegas e não cegas. Para serem usados por pessoas cegas, devem ser impressos num fusor que produz textos e imagens em relevo.


*Jogos realizados no âmbito do Projecto Matemática Interactiva para Invisuais