Introdução

Actualmente, a Internet é formada por vários milhões de páginas, sendo que cada vez é mais fácil a criação de novas páginas, mesmo para o cidadão comum. Perante tal quantidade de páginas, será que todas têm a mesma "importância"? Esta questão é particularmente relevante para os motores de busca, isto é, os sites que procuram páginas da Internet que satisfazem um determinado critério (normalmente, a presença de um certo termo ou conjunto de termos).

De facto, na maior parte das vezes o utilizador apenas verifica as primeiras páginas que surgem como resultado de uma busca, ignorando as seguintes (que podem ser milhares!). Como garantir que as primeiras páginas sejam as mais "importantes", ou seja, aquelas que, mais provavelmente, corresponderiam ao que estávamos à procura?

A solução apresentada pelo Google consiste em atribuir um valor numérico, designado por PageRank, a cada uma das páginas da Internet, de acordo com a sua "importância". Assim, as primeiras páginas a serem apresentadas ao utilizador como resultado de uma busca serão aquelas com maior valor de PageRank.

Nesta página, é possível ver:

  • Como se define matematicamente o PageRank
  • De que forma é possível calcular o PageRank
  • Como podemos interpretar o conceito de PageRank em termos de probabilidades

Traduzido para inglês por uma equipa do CMUC, a partir da versão original portuguesa. O Atractor agradece a sua colaboração.

(*) Este trabalho foi realizado sob a orientação da Professora Maria Carvalho da Universidade do Porto, no âmbito de uma Bolsa atribuída pela Fundação Calouste Gulbenkian para desenvolver um projecto de divulgação da Matemática no Atractor.
Dado o bloqueio do Java por muitos browsers, foi decidido proceder à conversão para Javascript dos applets originais desta secção. Tal conversão foi realizada no âmbito de um apoio recebido da FCT, através do FACC (Fundo de Apoio à Comunidade Científica).