Na projecção estereográfica considerada, as projecções das curvas loxodrómicas são espirais, excepto os meridianos, que são projectados em semi-rectas, e os paralelos, que são projectados em circunferências com centro no centro da projecção.

 

  1. Na esfera estão assinalados dois pontos móveis \(A\) e \(B\). Para poder mover os pontos deve carregar no botão direito do rato e, enquanto o pressiona, na tecla\(A\) ou \(B\), repectivamente. Depois largue ambos. Para fixar um dos pontos, escolha uma posição na esfera e proceda da mesma forma, ou seja, carregue no botão direito do rato e, enquanto o pressiona, carregue na respectiva tecla (\(A\) ou \(B\)). Depois largue ambos.
  2. O mapa corresponde à projecção estereográfica dos pontos da esfera com latitude entre -60º e 90º. A origem da projecção é o Pólo Sul e o plano de projecção é o plano tangente à esfera no Pólo Norte. Portanto, o centro da projecção coincide com o Pólo Norte.
  3. Em geral, por dois pontos passa uma infinidade de curvas loxodrómicas. Poderá seleccionar algumas curvas com ângulos diferentes que passam pelos pontos; as curvas estão ordenadas por ordem crescente do comprimento do arco \(AB\) da curva.
  4. Seleccionando a opção Meridianos e Paralelos, poderá observar que os paralelos são projectados em círculos e os meridianos são projectados em semi-rectas com origem no Pólo Norte. A linha do Equador e o meridiano de Greenwich encontram-se destacados. Relativamente à linha do Equador, onde se situa a projecção do Hemisfério Sul? E a projecção do Hemisfério Norte?