Relva, coelhos e raposas
Nesta página apresenta-se um exemplo de utilização do Starlogo para criar um modelo da seguinte situação: há relva que cresce, coelhos que a comem e raposas que comem os coelhos. Há parâmetros controláveis que regulam diversos aspectos da coexistência das três espécies e o equilíbrio entre elas. Pequenas alterações facilmente conduzem à extinção de uma ou duas das espécies ... o que infelizmente corresponde ao que sucede no mundo real (para já, com espécies diferentes destas...).
Para mais informações no site do Atractor sobre o StarLogo, clique aqui.
Várias observações:
- Se as raposas comerem os coelhos todos, logo a seguir morrem à fome.
- Pelo contrário, se são as raposas que desaparecem primeiro, os coelhos e a relva entram num ciclo, embora muito diferente do anterior.
- Em certas situações estáveis ao longo de bastante tempo, se surge um ano de seca, a relva cresce menos, o que provoca um desequilíbrio conducente à diminuição de coelhos, que, por sua vez, acarreta o desaparecimento das raposas (e não dos coelhos, como se poderia imaginar). Esta situação está ilustrada nas figuras abaixo, fotos de sucessivas fases na evolução do sistema. A última foto foi obtida pouco depois de se ter reduzido a rega na relva a metade...
Este exemplo (adaptado, corrigido e modificado de um que acompanha o pacote do Starlogo) exige um domínio do programa e uma capacidade de programação que estão obviamente para além do que se pode esperar do aluno médio, mesmo no secundário. Mas o funcionamento em si do programa é simples e já foi testado com um jovem de 9 anos com enorme sucesso. E experimentar as reacções do programa às diversas alterações dos parâmetros é bastante interessante, mesmo para adultos, além de muito instrutivo.
Nota: Esta não é uma versão final; se detectar algum comportamento bizarro, por favor previna o Atractor.
Clicando em ini, obtém-se algo do tipo:
Clicando depois em Começar, vai-se assistindo a um ciclo, ilustrado pelo gráfico abaixo; a fase em que o gráfico termina (um pico da relva) está ilustrada pela foto do campo com a relva, os coelhos e as raposas existentes nessa altura...
Uma fase ulterior da evolução do sistema (mínimo de relva):
A certa altura houve uma seca (obtida no modelo por deslocamento do cursor Sol + Rega para cerca de metade do valor inicial), que provocou uma diminuição da velocidade de crescimento da relva. Como se pode ver, o efeito fez-se sentir no número dos coelhos, mas só foi devastador para as raposas...
Divirta-se com outras experiências de manipulação dos parâmetros e veja se os efeitos observados coincidem com os esperados! Se quiser usar este programa sem ligação permanente à WWW e já tem o programa Starlogo instalado no seu computador, importe o ficheiro coelhos.slogo e abra-o com esse programa. Para instalar o Starlogo, consulte o respectivo site.
O que se segue é um applet manipulável. Clique em ini; depois de o botão retomar a cor inicial, clique em Começar. Os botões abaixo de ini podem ser manipulados durante a evolução do sistema. Os que estão acima de ini só têm efeito quando seguidamente se voltar a carregar em ini.